/, Exploradores de Acervos, Notícias/Série Exploradores de Acervos: Visita ao Museu dos Campos Gerais.

Série Exploradores de Acervos: Visita ao Museu dos Campos Gerais.

Durante um trabalho efetuado para o Museu dos Campos Gerais em Ponta Grossa, sob orientação do IPHAN, visitamos em 14 de Agosto de 2015 o antigo edifício do Fórum da cidade, construído na década de 20.

Embora oficialmente seja a sede do Museu dos Campos Gerais, o prédio, que abrigou o Fórum de Ponta Grossa até 1982, estava na época da nossa visita em processo de recuperação, ficando o museu sediado em uma antiga agência do Banestado, localizada na rua Engenheiro Schamber, 686, nas proximidades do antigo fórum.

Acima, a fachada, renovada, contrasta com o interior… as grandes salas vazias ecoando os passos de quem explora o prédio, subindo sua grande escadaria e atravessando os arcos e as grossas portas, sob as requintadas decorações do teto.

As instalações internas do prédio precisavam ser atualizadas para atender às necessidades de um edifício público atual, com a renovação da rede elétrica e hidráulica e também a reinstalação e cabeamento de telefonia e internet… além da adequação às normas da legislação, incluindo as questões de acessibilidade… mas a demanda do museu ia além do aspecto físico.

No projeto, a equipe da Factum foi acrescida da experiência e competência da museóloga Hélina Baumel… e ainda contou com a colaboração da auxiliar de pesquisa histórica Tayná Gruber. E o resultado, ao cabo de vários meses de trabalho, foi a criação de um Plano Museológico para proporcionar um direcionamento para o desenvolvimento do Museu dos Campos Gerais, oferecendo a estrutura que iria acompanhá-lo no seu retorno para a sua sede oficial.