//Conheça o projeto de mais um volume da Coleção A Capital

Conheça o projeto de mais um volume da Coleção A Capital

O 16º volume da Coleção A CAPITAL, já está tomando forma por meio de projeto que prevê a publicação do trabalho de Mestrado da arquiteta Analu Cadore realizado junto ao Curso de Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade na Universidade Federal de Santa Catarina.

A Arquitetura de Ernesto Guaita em Curitiba, é uma reflexão sobre a obra arquitetônica do italiano Ernesto Guaita, responsável por trabalhos icônicos da história de Curitiba, muitos dos quais resistiram à especulação imobiliária, conservando não apenas a sua importância como também o uso e funcionalidade que possuíam quando foram projetados, no auge da estética eclética da cidade.

Além da publicação do 16º título da Coleção A CAPITAL (ganhadora do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade – /MINC/IPHAN/PR –, em 2010, na Categoria Divulgação), o projeto trará outros dois produtos culturais importantes:

  1. Exposição itinerante no formato jogo didático composto de cubos de papelão com imagens plotadas das principais fachadas das obras de Ernesto Guaita existentes em Curitiba, para que o visitante monte as respectivas construções e as desmonte para perceber os detalhes e as proporções de cada desenho arquitetônico.
  1. Mesa-redonda com a autora arquiteta Analu Cadore no lançamento da obra, com convidados especiais da área de Arquitetura e História.

Conheça a íntegra desse projeto importante para a memória urbana e para o patrimônio cultural de Curitiba, dada a extrema significância dos edifícios de autoria de Guaita, que permanecem listados entre as principais construções consideradas históricas na capital paranaense.

A arquitetura de Ernesto Guaita em Curitiba

2018-06-06T18:30:22+00:00Notícias|