Loading...
A Factum 2017-10-04T22:27:14+00:00

Nossa história

Em 1996, como fruto de um sonho de dois jovens graduados em História (Turma 1990; UFPR) e que buscavam adentrar no mundo profissional pela porta da pesquisa histórica, surgiu a FACTUM. Naquela época, meados da década de 1990, Curitiba abrigava em sua paisagem urbana diversos empreendimentos de natureza familiar, alguns então já centenários, e muitos nascidos no seio de grupos de imigrantes de etnias diversas, os quais caracterizam a diversidade social da capital paranaense como uma legítima cidade brasileira. A ideia daqueles então jovens historiadores era a de que tais empresas fizessem das suas próprias histórias instrumentos auxiliares para o planejamento estratégico, valorizando a criatividade impressa nas suas respectivas trajetórias.

A potencialidade de divulgar a história das empresas curitibanas oriundas do “empreendedorismo imigrante”, tema de estudo da historiografia acadêmica local desde os anos de 1960, deu o mote para a escolha do nome da empresa nascente: FACTUM PESQUISA HISTÓRICA & MEMÓRIA EMPRESARIAL LTDA. Os primeiros passos em direção a esse objetivo foram intuitivos, mediante o levantamento histórico dos possíveis clientes e agendamento de visitas aos departamentos de marketing das empresas selecionadas pelos critérios da data de fundação e grupo social fundador.

Com a certeza sobre a riqueza das histórias por detrás das centenárias empresas  veio, no entanto, pari passu, a revelação das dificuldades quanto à localização dos registros escritos decorrentes das atividades das mesmas. Afora essa ausência documental, as memórias orais à disposição esbarravam na impossibilidade de investimento próprio para tanto, ou na falta de compreensão sobre a possibilidade de ganhos simbólicos com tais ações diretas de memória, como um auto-investimento. O perfil que havia sido pensado nos primórdios da FACTUM, a respeito das empresas centenárias fundadas por grupos imigrantes foi sendo vencido tanto por aquelas dificuldades relatadas quanto pela conjuntura histórica de meados dos anos de 1990, quando o processo de globalização e privatização engolfou quase a totalidade daqueles empreendimentos locais, mesmo os de grande porte.

Naquele momento, o surgimento do mecanismo de renúncia fiscal como incentivo cultural instituído na esfera federal, pela Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91), e, em nível municipal, pela Lei de Incentivo Cultural de Curitiba (implantada em 1993), se tornou a opção mais viável a todos aqueles que buscavam dar vida a um projeto cultural. A partir de então, sempre em parceria com o profissional dedicado à administração e à captação de recursos, a FACTUM desenvolve projetos culturais de livros e exposições por meio do mecanismo de renúncia fiscal, porém não o utiliza para a elaboração de histórias de empresas. Algumas destas, todavia, a FACTUM logrou executar ao longo do tempo, após ter consolidado visibilidade e credibilidade enquanto empresa prestadora de serviços de pesquisa histórica e de os próprios empresários nos procurarem para registrar as trajetórias em datas comemorativas, quando é mais comum sentirem a necessidade de contar suas narrativas.

Duas décadas depois, a FACTUM, já em sua maturidade, com outra configuração societária, não mais formada por dois jovens sonhadores, porém por outros dois agora amadurecidos historiadores, persegue a aspiração original de transformar a informação histórica em uma atividade compartilhada com a coletividade. Desde sua criação, o cenário cultural do país se modificou profundamente, bem como o próprio Brasil e a cidade de Curitiba. Hoje, a perspectiva para qualquer projeto cultural de qualidade é a de não somente registrar o passado, mas a de dar significado coletivo a esse tempo que alimenta a memória de cada indivíduo.

Instrumentos de oficio de uma fábrica de pianos.
Foto de Tatiana Marchette.

SERVIÇOS

  • PESQUISA HISTÓRICA

  • ELABORAÇÃO DE TEXTO COM BASE EM PESQUISA HISTÓRICA DOCUMENTAL

  • BIOGRAFIAS

  • HISTÓRIAS DE EMPRESAS

  • COLETA E TRANSCRIÇÃO DE DEPOIMENTOS ORAIS

  • REGISTROS FOTOGRÁFICOS DE PATRIMÔNIO EDIFICADO

  • ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS PARA EDITAIS NAS ÁREAS DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO, ARTES E LITERATURA E MEIO AMBIENTE

  • ORGANIZAÇÃO DE CURSOS NA ÁREA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS, CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE ACERVO DOCUMENTAL E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

  • ELABORAÇÃO DE PLANOS MUSEOLÓGICOS

  • DESENVOLVIMENTO E CURADORIA DA COLEÇÃO A CAPITAL

Equipe

Tatiana Marchette
Tatiana MarchetteHistoriadora, fundadora e sócia-gerente
Vidal Antonio Azevedo Costa
Vidal Antonio Azevedo CostaHistoriador, colaborador desde 2010
Luciane Passos
Luciane PassosColaboradora desde 1998, produtora cultural, administradora e captadora de recursos
Fernando Nauffal Filho
Fernando Nauffal FilhoSócio e tradução simultânea e de textos / Tradução Simultânea e de Textos (inglês/português/inglês)
André Feijó
André FeijóColaborador desde 1996 e designer gráfico

“Tive o prazer de ser convidado para integrar a equipe da Factum já há 10 anos. Em todo esse tempo e tendo já feito inúmeros projetos de documentação histórica nunca tive um único problema ou dissensão. Os trabalhos correm fluidamente, toda a equipe trabalha em sincronicidade perfeita, com grande espírito colaborativo. Espero continuar com a Factum ainda por muitos anos.”

Zeca Moraes, músico da orquestra sinfônica do Paraná e fotógrafo

ENTRE EM CONTATO

Estamos à sua disposição para qualquer dúvida

Clique aqui